segunda-feira, março 24, 2003



Espere um pouco


Eu estava certo de ter lançado a âncora ao mar, talvez o vento e a tempestade a tenha removido do lugar. O mais certo é que estou sem âncora e que preciso parar um pouco para pensar em como retomar o rumo certo. Você pode eventualmente me ver vagando por ai, então é importante que saiba que preciso agora de alguém que traga ajuda fazendo com que eu pise em terra firme. Envie sinais, jogue a âncora por favor.


ÂNCORAS


O termo "ANCORAGEM": Uma âncora, é qualquer estímulo que percebemos com nossos sentidos e que nos faz recordar com todos os detalhes de algo do passado. A ancoragem é natural no ser humano. Como exemplo, quando ao ouvir uma determinada música que em nossas lembranças, foi ouvida em uma ocasião marcante do passado, parece que retornamos ao fato e revivemos todas as emoções e sensações daquele momento. Os casais costumam ter a "nossa música" que ao ser ouvida, os fás lembrar da juventude, quando estavam muito apaixonados.

As âncoras podem referir-se a uma imagem, sendo chamada de imaginativa ou a qualquer canal sensorial: visual, auditivo, somático, tátil e olfativo. Assim, temos âncoras verbais e não verbais. As vezes, um perfume pode remeter-nos direto a um fato do passado.

Os terapeutas podem se utilizar desse conhecimento e criar âncoras nos pacientes com a finalidade de ter acesso a um recurso útil para ajuda-los em seus problemas. A Terapia da Regressão, utiliza-se muito das âncoras para acessar o inconsciente e recuperar fatos da memória. Quando perguntam ao paciente sobre seu sentimento, onde ele sente este sentimento em seu corpo e pedem para ampliar estas sensações, estão usando âncoras. Dr. Edison Flávio Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vire sua vida aqui: